QUANDO ATINGIRES A PERFEIÇÃO, CORRIGE OS OUTROS. ATÉ LÁ, CORRIGE-TE. Andesman
Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008
RIBEIRA DA JANELA

A freguesia da Ribeira da Janela, concelho do Porto do Moniz, na Ilha da Madeira, com uma área de 19,90km2 e cerca de 300 habitantes, fica localizada a uma altitude de 575 metros do nível do mar.

Um pouco acima, fica o Fanal, um magnífico santuário de tiles e vinháticos centenários, e pouco mais acima, um enorme maciço central chamado Paul da Serra, com uma vista deslumbrante.

No princípio da segunda metade do século passado, era eu um menino que não sabia mais do que um miúdo de dez anos, porque não tinha ainda dez anos, e era obrigado a saber de cor as linhas de caminhos-de-ferro, as serras, os rios e seus afluentes do Portugal do Minho a Timor. Havia três nomes de freguesias da Ilha da Madeira, que me causavam alguma confusão: Câmara de Lobos, (eu que ignorava tanta coisa, incluindo a existência de lobos marinhos), Curral das Freiras e Ribeira da Janela.

Estava muito longe de pensar, que iria um dia, não só conhecer bem estas localidades mas também, ter ali ter alguns e bons amigos.

Na Ribeira da Janela, através de um amigo, conheci há muito, a Tia Mariazinha e o senhor Gil. A Tia  Mariazinha cozinha umas "semilhas murchas" * -  como mais ninguém sabe. Foi ali na sua casa, que num dia de festa de familiares emigrantes, alguém me achou parecido com um conhecido médico do Funchal. Como a festa estava a ser gravada, a coisa ficou registada, e a Tia Mariazinha e o senhor Gil possuem um vídeo onde eu sou tratado por senhor doutor.

Quando ali me desloco, sou simpaticamente tratado por senhor doutor. Outras vezes através de um amigo, lá vem os cumprimentos para o senhor doutor.

Agora, este simples pirata, é como político vaidoso: - Sou Doutor Honoris Causa pela Ribeira da Janela.

 

* - semilhas são batatas. Murchas, a receita quem sabe é a Tia Mariazinha da Ribeira da Janela.